quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Minhas finanças pessoais

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Comigo tudo beleza!

Bem, nesse segundo post estarei mostrando como andam minhas finanças pessoais.

Estou começando a entrar no mundo dos blogueiros, então sem muita experiência nesse ramo. Com o tempo, acredito que vou melhorando.

Vamos ao que interessa. Começo pela parte do emprego, que considero bom para início de jornada. Trabalho como empregado público e tenho uma renda de aproximadamente 5,2 K/mês ( 7,7K bruto, que mizera de desconto em!).

Estou na casa dos 30 e espero um dia alcançar a tão sonhada independência financeira,
que eu nem se quer estipulei ainda.

Abaixo está minha planilha com todas as minha receitas e despesas:



Como estou começando a bagaça agora, coloquei a planilha à partir de agosto. Ao passar dos meses, vou postando como vai desenrolando a planiha.

Um pouco de explicação sobre ela:
No início de 2018, eu tinha estabelecido uma economia mensal em torno de 2K/mês, o que não consegui colocar em prática. Quem tem família sabe como são as coisas, aparecem gastos inesperados sempre, as crianças adoecem, vem calçados, roupas, a mulher querendo gastar ...etc ( Claro que a cervejada demais tá levando uma parte também, por isso que estou com 94Kg. "Pare de beber, viu pai!").

Então mudei de estratégia , tendo como investimento (diga-se poupança) 1,5K/mês, mais algum rendimento extra que aparecer . Claro, meu objetivo é chegar a 5k/mês, quem sabe um dia!

Outro ponto a ser considerado na tabela, e que tem levado mais de 34% de meu salário, é a parcela do financiamento do APTO e gastos com condomínio. O apto próprio e quitado é uma das primeiras conquistas que quero ter. Sei que muitos consideram a compra com financiamento de imóvel um desperdício de dinheiro, um mal investimento, mas não ligo. Já estava puto de tanta mudança, correr atrás de imóveis sem ter que procurar fiador e outras mazelas de quem é inquilino. Outro ponto é que usei o meu FGTS como entrada, pois o mesmo não rende nem o mesmo que a poupança .

Agora vamos a primeira etapa na trajetória da independência financeira, o colchão financeiro. Li em muitos sites 'especializado' que o ideal e ter 6 x  o gasto mensal , em uma aplicação fácil de ser resgatada. Fazendo os cálculos, e tendo como base que minhas despesas mensais não ultrapassem os 3K/ mês, tenho que atingir o montante de 18K. Desse total, completei 9k esse mês, então estou com metade do que , teoricamente, precisaria caso ocorra algum imprevisto.

Há, estou com uma dívida de 14k no banco, empréstimo. Sei que o melhor nesse caso seria primeiro quitar a dívida e depois montar o colchão financeiro. Mas quer saber, por experiência própria, toda vez que eu pago um empréstimo aparece uma dívida em seguida, vai virando uma bola de neve e então, lá estou eu na desgraça do banco pedindo arrego. Depois penso sobre isso!

O post está ficando grande e cansativo para ler, então fiz uma tabela simples com o que tenho, e o que devo.




Enfim, a jornada é longa pessoal. O que vocês acharam deste post? Vocês acham que devo cortar despesas ou arrumar um jeito de aumentar as receitas para alcançar aportes de 5K/mês?

Por ora é só

Abraço a todos!


Sem comentários:

Enviar um comentário